Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Todos os cidadãos têm garantido o direito à participação política, e livre escolha de governantes por meio de eleições.
O Brasil, depois de 20 anos de ditadura militar, promulgou a Constituição Federal em 1988. A Constituição é a lei fundamental do país, nela se encontram os princípios e normas que regem a organização e funcionamento do Estado brasileiro. O país é uma República Federativa presidencialista, com o poder dividido entre Executivo, Legislativo e Judiciário, onde cada uma das esferas se limita e se fiscaliza.
Em outubro de 2022, o povo elegeu Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas como Presidente do Brasil, que tomou posse em 1 de janeiro de 2023. Mas 7 dias depois, em 8 de janeiro, o país sofreu uma tentativa de golpe de Estado com ataques físicos nas sedes dos três poderes, para tentar desestabilizar o governo atual, suas instituições e a decisão popular.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Foi um momento difícil para a democracia do país, mas revertido com ação dos três poderes, que trabalham para punir conforme a lei a maioria dos responsáveis pelos ataques aos patrimônios públicos.
Um ano após o ataque, ainda há muito a ser julgado e investigado sobre quem organizou, patrocinou e executou os ataques. Mas a força da democracia e da vontade popular prevaleceu. A Constituição brasileira afirma: "o poder emana do povo". Ou seja, o povo é o detentor do poder, e o governo apenas representa a vontade geral da população e zela por seus interesses.
A democracia é um valor fundamental para o Brasil e deve ser sempre protegida e preservada. Atos como o do dia 8 de janeiro de 2023 são um alerta para a importância da participação cidadã e do engajamento político em prol da defesa dos direitos e da democracia.
Edcleide da Rocha Silva é militante do Movimento de Mulheres Camponesas MMC, doutoranda em Educação pela UFAL e da coordenação da equipe de comunicação da Assessoria Adai no Espírito Santo & Sávio Germano Rodrigues Portela é jornalista com ênfase em cinema e faz parte da equipe de comunicação da Adai.
--
Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal
Edição: Elis Almeida