João Monlevade, Sete Lagoas e Belo Horizonte são três dos oito municípios mineiros que irão receber Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Itajubá, Caratinga, São João Nepomuceno, Minas Novas e Bom Despacho também terão novos IFs. A medida foi anunciada pelo presidente Lula (PT) nesta terça-feira (12).
Ao todo, serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras para a construção de 100 campus em todas as regiões do país e para a reforma dos que já existem. A expectativa do governo é de que quase 150 mil estudantes acessem as instituições, que oferecem, em sua maioria, cursos técnicos integrados ao ensino médio. Em Minas Gerais, serão em média 11.200 novas vagas.
A verba destinada à iniciativa é fruto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com visita programada ao estado para a próxima quarta-feira (13), o presidente deve oficializar a criação dos oito IFs em terras mineiras.
“Nós queremos compartilhar as coisas que estão dando certo no Brasil. Não é mérito pessoal. É fruto da luta coletiva da educação. Nesse período, desde 2003, nós fizemos mais institutos federais, universidades e escolas do que qualquer outro governo”, comentou o presidente, nas redes sociais.
Atualmente, Minas Gerais já possui 72 unidades integradas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nas redes sociais, parlamentares mineiros comemoram a ampliação.
Edição: Leonardo Fernandes