Para fortalecer sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o deputado federal Rogério Correia (PT) realizou, na segunda-feira (18), um encontro com professores universitários da capital mineira. O evento marcou o início de um processo de diálogo e articulação de sua pré-campanha, como parte do movimento “BH Pode Mais”, cujo objetivo é discutir propostas para o município, tendo em vista as eleições de 2024.
Além da comunidade acadêmica, o candidato expressou sua intenção de promover encontros semelhantes com membros da classe artística, de representantes da cultura negra e com líderes de movimentos sindicais e populares.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
“A disputa política, ideológica e de valores será muito presente. Não tenhamos dúvidas de que a polarização vai existir. Temos que estudar, nos preparar e termos firmeza para enfrentar”, ressaltou Rogério, ao dar início a sua fala no evento.
Além disso, o deputado destacou questões prioritárias para Belo Horizonte, como infraestrutura, saneamento básico, educação, saúde, preservação ambiental e políticas sociais, com a promessa de uma gestão audaciosa e voltada para as necessidades reais da cidade.
“BH tem todas as condições para se reivindicar. Não dá pra pensar pequeno quando temos um governo [do presidente Lula (PT)] do nosso lado”, observou.
O que foi debatido?
Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante os dois primeiros mandatos do governo Lula, Luiz Dulci reforçou a importância do encontro como ferramenta para estabelecer uma rede de contatos.
“A contribuição da intelectualidade é muito importante diante da disputa ideológica no Brasil”, afirmou a liderança, que é também um dos organizadores do evento.
Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e dirigente do do PCdoB Minas Gerais, Antônia Aranha realçou que a candidatura de Rogério Correia é fundamental para retomar um caminho libertário, inclusivo e democrático na capital.
“Precisamos voltar para uma trajetória que não permita mais nenhuma volta ao fascismo”, alertou.
Patrus Ananias (PT), deputado federal e ex-prefeito de Belo Horizonte, reforçou que a campanha para as eleições deste ano, será preciso construir uma identidade municipal sem se descolar da conjuntura nacional.
“Tem que ser uma campanha belo-horizontina, que ressalte a resistência democrática de BH, dos movimentos populares, das periferias, teatro, música, dança. Mas tem também uma questão nacional: se o Brasil não encontrar o caminho, não tem cidade que vai dar certo”, chamou a atenção.
O parlamentar também ressaltou pontos imprescindíveis que precisam ocupar centralidade na política do município, como segurança alimentar, políticas públicas de assistência social e educação como direito.
“É fundamental construirmos uma sociedade que assegure a todas as pessoas direitos e oportunidades iguais”, lembrou.
Edição: Leonardo Fernandes