Minas Gerais

CARAVANAS

Projeto leva ações culturais e socioambientais para comunidades de MG atingidas pela mineração

Cinco municípios receberão as atividades, como oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Foto - - Clarissa Barçante

Municípios mineiros que convivem com a mineração receberão o Projeto Encontro, entre os dias 2 de abril e 26 de maio. A ação oferece atividades culturais, educacionais e socioambientais para as comunidades atingidas por barragens de Nova Lima, Barão de Cocais, Igarapé, Mariana e Itatiaiuçu.

A iniciativa, promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tem o objetivo de informar a população sobre a Lei “Mar de Lama Nunca Mais”, que completou cinco anos de promulgação em fevereiro. 

O projeto consiste na realização de caravanas, que passarão dois dias em cada município, com programação gratuita e aberta. Entre as atrações confirmadas estão a banda Pato Fu e os grupos de circo e teatro Galpão, Giramundo, Armatrux, Maria Cutia e Trampulim. A iniciativa também conta com práticas esportivas, rodas de conversa sobre violência doméstica e saúde mental, exposições, oficinas de educação ambiental e serviços de saúde, como aferição da pressão e aplicação de vacinas. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

“Construímos diversas atividades e ações para promover o bem estar por meio da arte, cultura, autocuidado, conhecimento e prestação de serviços. Reunir pessoas ao redor de uma apresentação musical ou peça de teatro é uma forma de promover o encontro dessa população com a sua própria história”, explica Juliana Sevaybricker, coordenadora de produção do projeto.

Confira o cronograma das caravanas:

2 de abril, a partir das 15h - Lançamento do Projeto Encontro, 

6 e 7 de abril - Nova Lima

13 e 14 de abril - Barão de Cocais

27 e 28 de abril - Igarapé

18 e 19 de maio - Itatiaiuçu

24 e 26 de maio - Mariana

Saiba mais informações no instagram @projetoencontromg

 

Edição: Leonardo Fernandes