Belo Horizonte ganhará um novo espaço cultural dedicado às artes plásticas e visuais, em especial à fotografia. No sábado, 13 de abril, será aberta ao público a Casa Nelsa Territoire Sensible Xapuri, em homenagem à chef Nelsa Tombino, fundadora do restaurante Xapuri, que faleceu em maio de 2023. O espaço foi idealizado pela filha dela, a fotógrafa Fabiana Figueiredo.
“Minha mãe sempre acreditou nas minhas habilidades artísticas, sempre apoiou os projetos pessoais dos filhos. Este projeto de ocupação e espaço de arte é um sonho antigo. Não é uma galeria comercial. É a casa dos artistas. Uma cooperativa, em que todos estão envolvidos”, destacou Fabiana.
Além de divulgar trabalhos artísticos, a casa sediará cursos e eventos de arte contemporânea. Na inauguração, estarão expostos trabalhos de dezenas de artistas brasileiros e internacionais, entre eles, a fotógrafa mineira Ísis de Medeiros, e haverá um bazar de peças vintage.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Fabiana destaca a importância da arte, principalmente nesse momento de reconstrução do Brasil, depois de um duro período de perseguição à cultura e aos artistas.
“Acabamos de viver um momento político ímpar, ou seja, a arte e a cultura foram despedaçadas. Como se a arte não fosse fundamental nas nossas vidas, nas nossas existências. A arte é a única forma de extrapolar o visível. O homem pinta no teto e parede das cavernas desde sempre, porque essa é uma necessidade”, destaca.
Nelsa Tombino
Filha de imigrantes italianos, a cozinheira Nelsa Tombino dedicou sua vida a divulgar a culinária mineira pelo mundo. Cozinhando em seu tradicional tacho de cobre, ela fundou o restaurante Xapuri e foi a inspiração para o documentário A Dona do Tacho, dirigido por Marcelo Wanderley. Morreu em maio de 2023 aos 84 anos.
Conheça a casa
A Casa Nelsa Residência Artística Territoire Sensible Xapuri fica na rua Mandacaru, número 280, bairro Trevo, em BH. As visitas serão guiadas, e devem ser agendadas pelos telefones (31) 97237-3840 e (31) 9 9994-4816.
Edição: Leonardo Fernandes