Patrimônio imaterial de Belo Horizonte desde 2019, a Noite da Libertação, conhecida como Festa dos Pretos-velhos, acontece neste sábado (11), a partir das 18h, em seu tradicional ponto de encontro, a praça 13 de maio, no Bairro da Graça, região Nordeste da capital.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O evento acontece há mais de 40 anos para marcar o Dia de Abolição da Escravatura no Brasil, em que uma série de mobilizações de luta contra o racismo acontece em todo o país.
Segundo a organização, será uma noite para fortalecer os povos do terreiro, celebrar a abolição e a resistência afro-brasileira, e homenagear os pretos-velhos e as pretas-velhas. Além disso, a festividade reúne atividades como rodas de capoeira, feira de comida, além dos momentos ritualísticos, cantigas e trabalhos de terreiros.
Ao Brasil de Fato MG, a coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab) Makota Celinha destaca que a festa é um momento para louvar a ancestralidade.
“Nós louvamos os pretos-velhos e as pretas-velhas, que são nossos ancestrais. São espíritos de pessoas que viveram em território brasileiro e que nos deixam um legado da história, da tradição, das rezas e da resistência do povo preto na diáspora”, afirmou.
Serviço:
Data: 11 de Maio de 2024
Horário: A partir das 18 horas
Local: Praça 13 de Maio, Bairro da Graça
Edição: Leonardo Fernandes