Em homenagem ao frade dominicano e intelectual multipremiado Frei Betto, o filme A cabeça pensa onde os pés pisam - Frei Betto e a educação popular terá sua pré-estreia no sábado (11), em Belo Horizonte. A sessão começa às 18h20, no Cine Belas Artes, e conta com a presença do escritor. A entrada é gratuita e sujeita à lotação.
A produção, que é a primeira de uma trilogia, conta a trajetória de Frei Betto e as interlocuções de sua atuação religiosa com o método de educação popular desenvolvido por Paulo Freire.
Dessa forma, o filme retrata momentos da vida do dominicano, como os momentos que passou na prisão, sua morada e trabalho de conscientização social nas favelas e a relação com os movimentos sociais e operários.
Quem é Frei Betto?
Frei Betto tem 79 anos, é um frade dominicano, escritor, e personagem importante da história e da política brasileira. Em 1982, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, por seu livro de memórias Batismo de Sangue, que mais tarde viraria roteiro de filme.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Durante a ditadura militar, foi preso duas vezes por resistir às estruturas do regime. No aniversário de 60 anos do golpe, Frei Betto deu uma entrevista especial ao Brasil de Fato, na qual relata como foi esse período.
“Não podemos de maneira alguma abrir mão de comemorar essas efemérides. E comemorar no sentido etimológico do verbo, que é fazer memória. Não confundir com celebrar. Nós temos que comemorar o golpe militar de 1964. Isso é fundamental para que não se repita, para que se crie uma cultura da indignação. Para que as pessoas se sintam totalmente impossibilitadas de repetir ou aderir a quem repete essas tragédias”, disse.
Serviço
Pré-estreia do filme A cabeça pensa onde os pés pisam - Frei Betto e a educação popular
Data e hora: Sábado (11), às 18h20
Local: Cine Belas Artes - R. Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes, Belo Horizonte
Entrada gratuita e sujeita à lotação.
Edição: Leonardo Fernandes