Minas Gerais

MEIO AMBIENTE

Moradores denunciam corte de centenas de árvores no Barreiro, em BH

Até o momento, foram cortadas 58 árvores e outras 82 estão marcadas para corte

Belo Horizonte |
Fotos - - Comunicação Vereador Bruno Pedralva

Moradores do bairro Lindeia, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, denunciam o corte de centenas de árvores ao longo da linha de trem que passa pelo bairro. Diante da emergência da situação, os moradores do convocaram uma manifestação na quinta-feira (16), às 8h, na rua das Petúnias, esquina com rua Antônio Celestino de Oliveira. 

O vereador de BH, Bruno Pedralva (PT), divulgou nota em que afirma haver pedido “explicações para a prefeitura sobre o motivo dos cortes”, mas não obteve resposta. Segundo o parlamentar, até o momento, foram cortadas 58 árvores e outras 82 estão marcadas para corte.

“Já estamos avaliando uma ação judicial para interromper o corte. Também direcionamos ao Ibama um pedido de reunião, além da interrupção emergencial do corte até que a situação seja esclarecida e os moradores sejam ouvidos. Os moradores questionam a falta de diálogo com a comunidade”, afirmou Pedralva, em nota.   

Ao Brasil de Fato MG, a empresa MRS Logística confirmou que realiza a supressão das árvores para “garantir a segurança da linha férrea” e “com autorização dos órgãos competentes”.

A nota diz ainda que “a companhia se comprometeu com a União, por meio do Ministério dos Transportes”, a realizar uma série de investimentos estruturantes com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana dos municípios” e que a intervenção “foi criteriosamente avaliada de forma a minimizar os impactos na vegetação local”.

 

Edição: Leonardo Fernandes