O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) apresenta, a partir de 25 de maio, a mostra Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, com mais de 150 obras, das quais 39 são de artistas mineiros. O acervo é composto por pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos, abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos. A entrada é gratuita.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Depois de passar por São Paulo, onde a exposição recebeu mais 100 mil visitantes, a mostra chega a Belo Horizonte ainda mais completa, com a presença da artista mineira Massuelen Cristina, entre os 62 selecionados pela curadoria.
Outra novidade da montagem de Encruzilhadas em Belo Horizonte é a inclusão de dois trabalhos originais de Rubem Valentim, pertencentes ao acervo do Museu Afro Brasil, além da reunião de três trabalhos de Arthur Timótheo da Costa.
Cinco eixos
A exposição está organizada em cinco eixos, inspirados pelas obras de cinco artistas negros emblemáticos do Brasil: Arthur Timótheo da Costa, Rubem Valentim, Maria Auxiliadora , Mestre Didi e Lita Cerqueira.
Em cartaz até 5 de agosto de 2024, a mostra oferece ainda laboratórios, oficinas e contará com um espaço próprio do Projeto Afro, no qual o público poderá consultar materiais de pesquisa e acessar a plataforma. A entrada é gratuita e a programação pode ser consultada na página do CCBB-BH: ccbb.com.br/bh.
Serviço
Exposição: Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Período: 25 de maio a 5 de agosto de 2024
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e Galerias do 3º Andar
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB Belo Horizonte
Classificação indicativa: Livre
Edição: Leonardo Fernandes