Minas Gerais

Coluna

Encontro nacional da solidariedade universitária

Acervo - Projeto Rondon
Lula retornou o financiamento das ações do Projeto Rondon em 2006

No mês de maio, rondonistas de todo o Brasil participaram do Encontro Nacional do Projeto Rondon, em Belo Horizonte, organizado pelo Instituto Nacional do Projeto Rondon e pela Associação do Projeto Rondon de Minas Gerais. 

Desde o ano de 1990, são realizados, em Brasília, os encontros nacionais que recebem rondonistas para apresentação e troca de suas experiências. Os Encontros têm como objetivo a reflexão sobre as atividades do Projeto Rondon nos estados brasileiros e um planejamento anual de ações coletivas que possam aprimorar as atividades dos rondonistas, bem como a captação de recursos e a definição das principais demandas de formação e de comunicação entre as Associações Estaduais e a sede nacional do projeto. 

As inúmeras ações do Projeto Rondon no Brasil já produziram muitos resultados na melhoria das políticas públicas das cidades – saúde, educação, habitação, assistência social, meio ambiente - na qualificação de gestores e servidores públicos e na mudança da realidade de vida em diversos municípios. 

Toda essa gama de resultados, bem como as metodologias e tecnologias sociais evolvidas e desenvolvidas no trabalho dos rondonistas são registradas e discutidas pelos membros do Projeto Rondon, seus parceiros e por representantes da sociedade civil em encontros e seminários temáticos organizados pelas diretorias do Projeto Rondon Nacional e das Associações Estaduais.

Em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de maio de 2024, o Encontro recebeu alunos, professores de diversas instituições de ensino superior públicas e privadas de Minas Gerais e homenageou parceiros das muitas intervenções realizadas no interior do Brasil e periferias das grandes cidades. 


Homenagens


No âmbito federal foram homenageados o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o Ministro da Defesa Múcio Monteiro Filho, coordenador de ações do Projeto Rondon Nacional,  a Ministra do STF Carmen Lúcia, madrinha dos 50 anos do Projeto Rondon no Brasil e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Enrique Ricardo Lewandowski. 

O presidente Lula, no seu governo em 2006, aceitou o pleito da União Nacional dos Estudantes (UNE) e retornou o financiamento das ações do Projeto Rondon Nacional permitindo que a juventude universitária de vários estados do país pudesse participar de intervenções na região da Amazônia brasileira e depois se estendendo para territórios do nordeste e Tocantins. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin, rondonista de primeira hora, tem fortalecido a nossa causa no governo e está contribuindo para que o Instituto Projeto Rondon Nacional possa dialogar com os vários Ministérios para obter apoio. 

Foram homenageados os presidentes do Projeto Rondon Nacional que passaram pela gestão do projeto nas últimas duas décadas: Estanislau Monteiro, Ruy Montenegro e Eduardo Costa Jardim. E ainda, o rondonista mineiro James Barbosa Ladeira por inúmeros serviços de consultoria e captação de recursos para o Projeto Rondon de MG. 

Do Estado de Goiás, receberam homenagem Tales de Castro, Secretário de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia e o deputado estadual Karlos Cabral, que apoia as ações do Projeto Rondon no estado. 

Ainda entre os representantes do legislativo foram agraciados os deputados estaduais Ricardo Campos, Andréia de Jesus e Lohanna França de Minas Gerais e o vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira. 


Do Judiciário foram homenageados duas figuras importantes que por muitos anos desenvolvem ações em prol dos direitos humanos no Brasil. O Promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, representante do Ministério Público de Minas Gerais e parceiro no Programa Lixo e Cidadania e Estevão Ferreira Couto, Defensor Público da União parceiro no Programa Judicial Concilia-BR e no Projeto Vozes da Resistência. 

E o que dizer das nossas parcerias com as instituições de ensino superior? Apoios de primeira hora em nossas ações de divulgação, de logística, de financiamento, cessão de espaço, de equipamentos, de materiais e apoio dos professores nas capacitações das equipes. Tudo que precisamos somos bem acolhidos. E claro, a nossa cumplicidade em fazer das experiências de campo para os alunos e os professores a melhor experiência de extensão universitária. Por isso, homenagens às Pró-Reitoras de Extensão da PUC Minas Carolina Resende e da UFMG, Cláudia Mayorga e ao diretor do Centro Universo BH, Uirá Ribeiro, que também foi o padrinho de nosso evento. 

E também homenageamos a presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), Solange Bottaro; a professora Elbe Figueiredo Brandão Santiago que nos confiou o trabalho de cinco projetos nos Vales do Jequitinhonha quando da sua passagem pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Mina (SEDVAN) do governo estadual; Clair José Benfica, diretor de Parques da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte; o professor Luiz Antônio Ribeiro Soares diretor da ABESC BH e Frederico Corrêa Lima, presidente da Fundação Caio Martins (FUCAM). 

Perspectivas

Os rondonistas presentes ainda puderam assistir à apresentação de ações realizadas por todo o território nacional e os relatos dos trabalhos realizados pelas associações dos Estados. A expectativa é que a realização do evento tenha valorizado as ações de extensão universitária e de voluntariado do Projeto Rondon. E fomentado as discussões das melhores estratégias para sua ampliação e maior participação de universitários nas ações do projeto. 

Foi um importante momento para o resgate e o fortalecimento dos valores do projeto que proporcionou também maiores expectativas e engajamento entre os partícipes. O encerramento do encontro se deu na reunião de planejamento das ações pelos representantes das associações dos Estados e um almoço de confraternização. 

O presidente do Instituto do Projeto Rondon Nacional, resumiu bem o que o encontro proporcionou. “Durante este encontro, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, discutir os desafios enfrentados e celebrar os sucessos alcançados, fortalecendo assim o compromisso com a transformação social e a cidadania ativa. É um momento de reflexão e de planejamento estratégico, onde revisamos nossas práticas e identificamos novas oportunidades para potencializar o impacto de nossas ações”.

Para a Presidente do Projeto Rondon Minas, Monica Abranches, “o evento mostrou a sociedade sobre as ações importantes do Projeto Rondon em prol das políticas públicas locais e reforçou o compromisso com a defesa dos direitos humanos. O encontro dos rondonistas e dos parceiros também serviu para aproximar nossos ideais e objetivos comuns, além de programar novas ações”. 


O Projeto Rondon segue sua trajetória de compromisso com a justiça social, por meio da solidariedade de seu voluntariado universitário. Que venham mais ações e mais encontros!


Neurênia Queiroz é associada do Projeto Rondon Minas e coordenadora de equipes

---

Leia outros artigos sobre o Projeto Rondon em sua coluna no jornal Brasil de Fato MG

---


Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.
 

Edição: Elis Almeida