A Câmara dos Deputados está considerando uma medida que igualaria o aborto após 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio, incluindo situações de violência sexual. A solicitação para que o projeto seja tratado como urgente foi aceita por meio de uma votação não oficial e, com isso, o projeto pode ser rapidamente levado ao plenário para deliberação nas semanas vindouras. Essa decisão de acelerar o processo foi tomada em conjunto com os líderes partidários, conforme informado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.
A proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante do partido PL do Rio de Janeiro, propõe mudanças no Código Penal. Segundo o projeto, mulheres que interrompam a gravidez após o período de 22 semanas poderiam ser condenadas a até 20 anos de prisão, a mesma pena atualmente aplicada para o crime de homicídio simples, conforme estabelecido no artigo 121 do Código Penal. Por outro lado, a pena máxima para o agressor em casos de estupro seria de dez anos. No momento, a legislação prevê uma pena de um a três anos para a mulher que realiza o aborto e, para quem realiza o procedimento, a pena varia de quatro anos, caso haja consentimento da gestante, a dez anos, se realizado sem consentimento.
Confira os destaques nesta sexta-feira, 14/06/2024:
- Campanha de vacinação contra poliomielite
- Punição para quebra de decoro
- Trabalho infantil aumentou nos últimos 8 anos
- Agenda cultural
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui :
O Programa Brasil de Fato é veiculado de terça-feira a sexta-feira, ao meio-dia, na rádio Autêntica FM (106,7), a tradicional Rádio Favela.
O programa traz notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular, com uma pauta diversificada: política, economia, esportes, saúde, lazer, cultura, entre outras áreas de interesse do ouvinte.
Além do rádio, o programa também pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, em oito plataformas de podcast, como Spotify. Nos aplicativos para celular, você pode conferir outras produções da Rádio Brasil de Fato em Minas Gerais:
Conteúdo de uso gratuito
Você pode usar qualquer um desses conteúdos na programação da sua rádio, sem custo. É só baixar no link do Spotify ou entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected].
O Brasil de Fato MG também produz áudios para fins particulares, como spots, vinhetas e podcasts. Conheça e faça um orçamento.
Edição: Elis Almeida