Minas Gerais

Coluna

Salvem as bandas de música

Imagem de perfil do Colunistaesd
Foto - Ricado Barbosa / ALMG
Governo Zema não valoriza bandas de música tradicionais mineiras

As bandas de música são parte da tradição mineira, representando um importante patrimônio cultural de Minas Gerais. No entanto, elas estão ameaçadas pela falta de recursos e de políticas públicas adequadas. 

Para discutir essa situação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, no dia 27 de junho, uma audiência pública na Comissão de Participação Popular, com a presença de músicos, maestros e representantes do Movimento Salvem as Bandas. 

Essas bandas, além de serem um símbolo da cultura mineira, fazem parte de uma política transversal, que perpassa pelas áreas de educação, ação social e segurança pública, na medida em que ajudam no processo de formação de crianças e jovens, promovendo inclusão social e prevenindo a criminalidade. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Porém, o governo de Romeu Zema (Novo) tem sido omisso em reconhecer e valorizar as bandas. Muitas vezes, elas têm se mantido mais pelo amor e dedicação de maestros, músicos e alunos, do que por uma política pública. 

É essencial que as bandas tenham suporte contínuo, e não fiquem à mercê de vontades políticas. Vale ressaltar que tratamos do mesmo assunto na ALMG há dois anos, sem que o quadro de dificuldades enfrentadas por esses grupos tenha mudado.

Bandas se mantêm por amor e dedicação dos artistas

Desse modo, além de cobrar ações do governador, também estamos elaborando um projeto de lei a ser protocolado na ALMG, para incluir no ICMS Cultural uma pontuação para as cidades onde há bandas. Assim, elas poderiam usar esse incentivo, relacionado a parte da arrecadação do imposto pertencente aos municípios. Essa medida busca garantir apoio financeiro mais explícito e consistente para as bandas. 

É fundamental que todos estejam comprometidos com a preservação e o fortalecimento desse patrimônio cultural. Somente com políticas públicas adequadas será possível garantir que as bandas continuem a desempenhar seu papel vital na formação cultural e social dos municípios mineiros, perpetuando uma tradição que é orgulho de todo o estado. 


Marquinho Lemos é deputado estadual (PT) e presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

--

Leia outros artigos do deputado estadual Marquinhos Lemos em sua coluna no Brasil de Fato MG.

--

Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.

Edição: Ana Carolina Vasconcelos