De 21 a 27 de julho, Couto de Magalhães de Minas, no Alto Vale do Jequitinhonha, será palco da 39ª edição do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, o Festivale.
Neste ano, a Feira de Artesanato homenageia a artesã do Vale do Jequitinhonha, Noemisa Batista dos Santos. Noemisa é escultora e ceramista de Caraí. Suas obras já foram expostas em diversos locais, no Brasil e no exterior, e são ricas em detalhes inspiradas no cotidiano das famílias do Vale.
Um dos destaques do evento é o Festival da Canção, que reúne artistas de diversas regiões de Minas Gerais e do Brasil. Este ano, o Festival da Canção homenageia o cantor e compositor Tau Brasil, falecido em agosto de 2023. Tau Brasil se apresentou várias vezes no Festivale e em outros eventos culturais da região. A carreira do artista é identificada por divulgar no país a cultura do Nordeste de Minas Gerais, dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Além de promover e preservar a cultura do Vale do Jequitinhonha, o Festivale também contribui para a geração de renda das famílias da região, por meio do turismo e da feira de artesanato, sendo importante para o desenvolvimento local.
O Festivale é uma realização da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje), da Associação Comunitária do Município de Medina (Ascomed) e da Prefeitura de Couto de Magalhães, com o apoio da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), da Inter TV e do Instituto Cultural Raízes. O evento conta ainda com o patrocínio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
FESTIVALE 2024
A 39ª edição do Festivale acontece até 27 de julho, com mostras, shows, oficinas, feira de artesanato, festival da canção e muito mais. Confira a programação completa aqui.
Edição: Elis Almeida