A 1ª edição da Feira de Cultura Indígena, da Rede de Articulação dos Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes (Reniu), ocorrerá no Mercado da Lagoinha, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de setembro. A programação inclui exposição e venda de artesanato, roupas e comidas típicas. Ocorrerão, também, oficinas ministradas por indígenas sobre grafismos, medicina indigena, patrimônios imateriais e materiais e agroecologia.
Entre as atrações culturais, terá a apresentação da rapper, cantora e compositora Souto MC, representante da etnia Kariri e moradora da zona leste de São Paulo, que mistura saberes indígenas com o rap paulista.
O cacique da comunidade indígena Carajá de Minas, Eni Carajá, coordenador do evento, conta que a feira de cultura indígena ocorre em outras regiões do país, em especial em São Paulo. E ressalta que não é apenas uma feira comercial. “Nós faremos seminários, debates com os indígenas e com as pessoas interessadas sobre vários temas, como saúde mental indígena, sobre o trabalho das mulheres indígenas, sobre a vivência dos indígenas nas universidades, entre outros assuntos”, conta.
A RENIU tem apoiado os povos indígenas em áreas urbanas, onde, normalmente, são invisibilizados por não corresponderem ao imaginário social. O trabalho é desenvolvido há 24 anos. Segundo o censo do IBGE, parcela significativa da população indígena vive em contextos urbanos.
Segundo Carajá, o evento busca mostrar que os indígenas estão presentes em todos os lugares. “A feira é um projeto cultural, um espaço para estimular as pessoas a entender que os indígenas estão nas aldeias e também nas cidades”, afirma.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Os organizadores querem que a feira integre ao calendário oficial de eventos da cidade. Indígenas interessados em participar como expositores ou ministrantes de oficinas podem se inscrever no edital aberto até o dia 2 de agosto de 2024. A iniciativa é resultado da parceria entre a Reniu e a Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Para mais informações, clique aqui.
O Mercado da Lagoinha fica na Av. Pres. Antônio Carlos, 821, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte.
Edição: Elis Almeida