Minas Gerais

Coluna

Ler em um veículo em movimento causa descolamento da retina?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Imagem - Reprodução
Ler em movimento exigirá dos olhos e cérebro um maior esforço

Voltava da minha viagem de férias de carro. Para passar o tempo, resolvi ler um livro. Minha amiga Gabi, que estava no carro comigo, perguntou se eu não tinha medo que isso causasse o descolamento da minha retina. Você já ouviu falar disso?

A retina é a camada de células que recobre a superfície interna do globo ocular. Adere-se a outra camada de células, a coroide, e fica em contato com o humor vítreo, tecido gelatinoso que preenche internamente o olho. A retina é formada pelas células fotorreceptoras que captam a luz e transmitem esse estímulo para o nervo óptico. Essas células fotorreceptoras, no caso humano, são os cones e bastonetes. A luz, ao entrar no globo ocular através da pupila, deve incidir diretamente sobre a retina para que a imagem seja formada corretamente.

Acontece que a retina pode se descolar da coroide. Isso geralmente ocorre devido a traumas na região do olho. Uma bolada ou pancada na cabeça, por exemplo, podem causar o descolamento de uma parte da retina. Além disso, o próprio avançar da idade, condições genéticas ou problemas circulatórios do olho também podem ocasionar naturalmente esse problema.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Quando ela ocorre, o primeiro sintoma mais comum é um aumento das chamadas moscas volantes, pequenas manchas que parecem se mexer quando movimentamos os olhos. Também podem aparecer flashes de luz ou áreas de sombra na visão. Com o tempo, se não tratado, o descolamento da retina pode evoluir até para a perda permanente da visão do olho afetado. Assim, caso você sinta algo do tipo, é preciso procurar um oftalmologista, que examinará seu olho internamente e indicará o melhor tratamento, se for o caso. Os tratamentos podem ir desde intervenções a laser até cirurgias mais complexas e invasivas.

Mas e essa história de que ler em um veículo em movimento causa o descolamento da retina? É verdade isso?

Não. Ler em movimento exigirá dos seus olhos e cérebro um maior esforço em focar na imagem, que está constantemente em movimento devido ao balanço do veículo. Isso pode levar a tontura, enjoo, dor de cabeça e cansaço nos olhos. Mas, não a um descolamento da retina.

Caso você seja do time que gosta de ler ou mexer no celular enquanto viaja, atente-se às seguintes orientações. Quanto mais curvas, freadas e trepidações na estrada, maior será o desconforto. É sempre bom fazer pausas e descansar os olhos de tempos em tempos. Garantir uma boa iluminação também é essencial. Assim, a experiência será menos desconfortável e sua viagem mais prazerosa!

Um abraço (especial pra Gabi desta vez) e até a próxima!

Edição: Elis Almeida