Para preparar a 30ª edição do Grito dos Excluídos de Belo Horizonte, movimentos populares se reúnem no próximo sábado (10), das 14h às 17h30, no Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) da Arquidiocese do município, localizado na rua Além Paraíba, 208.
O seminário também visa refletir sobre a importância dos movimentos sociais e religiosos nas mobilizações por direitos humanos e mutirões em defesa da terra, do teto e do trabalho.
“Queremos renovar o nosso compromisso por um Brasil livre, autônomo, justo e fraterno”, destaca Ismael Deyber, que faz parte da organização do Grito dos Excluídos.
:: Leia também: Artigo | 30 anos do Grito dos Excluídos: registros da história do Brasil ::
O Grito dos Excluídos
Com o tema "Vida em Primeiro Lugar" e o lema "Todas as formas de vida importam! Mas, quem se importa?", a manifestação, que acontece tradicionalmente no Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, celebra três décadas de construção neste ano.
“Conseguimos provocar uma convergência das mobilizações pela garantia de direitos, resistência a retrocessos e pela defesa da vida em primeiro lugar, fortalecendo movimentos e apontando caminhos de transformação”, conta Ismael Deyber.
Confira a programação completa:
14h00 - Acolhida
14h30 - Rodas de debate
. Retrospectiva dos 30 anos do Grito dos Excluídos e sua construção coletiva pelos movimentos populares, sociais e religiosos, com Carlucia Maria.
. Os desafios para os movimentos populares e sociais nas mobilizações e mutirões em defesa da terra, do teto, do trabalho e da Casa Comum (LS), com Marina Paula Oliveira.
. O profeta denuncia as injustiças e anuncia a boa nova, com Frei Gilvander.
16h00 - Dinâmica em pequenos grupos
17h30 - Encerramento
Serviço
Seminário de Preparação para o 30º Grito dos Excluídos
Data: 10 de agosto, sábado
Horário: 14h às 17h30
Local: Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) da Arquidiocese de Belo Horizonte, localizado na rua Além Paraíba, 208.
Inscrições
Acesse o formulário clicando aqui.
Edição: Ana Carolina Vasconcelos