Minas Gerais

MINAS MUDA CFM

Eleição do CFM começa nesta terça (6) e candidatos de MG querem conselho que defenda a ciência

Unaí Tupinambás e Karine Zanini concorrem às eleições para representar o estado no Conselho Federal de Medicina

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Foto - Divulgação

A chapa “Minas Muda CFM”,  encabeçada por Unaí Tupinambás e Karine Zanini, que concorre às eleições para representar Minas Gerais no Conselho Federal de Medicina (CFM), busca eleger os novos conselheiros que formarão o plenário para o período de 2024 a 2029. As eleições do CFM serão realizadas exclusivamente online nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7), das 8h às 20h, por meio do site eleicoescfm.org.br . 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Nos últimos anos, o CFM foi alvo de críticas por emitir posicionamentos não científicos e influenciados pelos interesses da extrema direita. Em resposta, médicos mineiros lançaram um manifesto em maio deste ano e se articularam para as eleições do conselho, denunciando medidas como a autorização do uso de cloroquina no tratamento de pacientes com covid-19.

:: Leia também: Médicos criticam posturas do CFM, lançam manifesto e se articulam para eleições do conselho::

“As últimas gestões do CFM se caracterizaram por posições e iniciativas em defesa de uma suposta ‘autonomia’ médica, endossando medidas distanciadas das evidências científicas, baseadas em crenças propagadas no meio digital e alienadas da segurança dos pacientes, dos princípios éticos e das próprias bases da medicina”, aponta um trecho do manifesto.

Segundo o movimento, o objetivo da articulação é recolocar a defesa da saúde e da ciência no comando do CFM. 

“O conselho manchou a sua própria história. O CFM tem jogado contra a ciência. Queremos montar uma diretoria que se alinhe com os interesses da população brasileira”, avaliou Unaí Tupinambás, em entrevista ao Brasil de Fato MG.

:: Leia também: Médicos mineiros querem recolocar defesa da saúde e da ciência no comando do CFM::

“Defendemos uma mudança no CFM, com conselheiros independentes e comprometidos com a saúde da população brasileira, que defendam efetivamente a prática assegurada pela pesquisa científica, priorizando o pilar da relação médico-paciente, a atuação ética e digna”, enfatiza Karine Zanini.

Como funciona?

Cada estado e o Distrito Federal elegerão dois conselheiros federais (um titular e um suplente), totalizando 54 conselheiros, que tomarão posse em 1º de outubro de 2024, juntamente com dois representantes indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB). 

Todos os médicos com cadastro atualizado e sem pendências administrativas com seu Conselho Regional de Medicina (CRM) são obrigados a votar, exceto os maiores de 70 anos (voto facultativo) e aqueles que atuam exclusivamente no serviço militar (sem direito ao voto).

Acesse o tutorial e saiba como votar.

Serviço:

Eleições virtuais do CFM 

Data: 6 e 7 de agosto

Horário: 8h às 20h

Plataforma: eleicoescfm.org.br.

Edição: Ana Carolina Vasconcelos