Minas Gerais

DENUNCIE

TSE cria linha telefônica exclusiva para combate à desinformação eleitoral; serviço já está ativo

As queixas podem ser encaminhadas para a Justiça Eleitoral por meio do número 1491, em ligação gratuita

|
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que as denúncias serão "devidamente" encaminhadas - Reprodução / STF

A partir desta quarta-feira (7), estão disponíveis os canais de denúncia para casos de desinformação durante a campanha eleitoral. As queixas podem ser encaminhadas para a Justiça Eleitoral por meio do número telefônico 1491, em ligação gratuita. 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que as denúncias serão "devidamente" encaminhadas "para que, em tempo e velocidade recorde", possa haver "a resposta devida".  

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A partir da ligação, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão ligado ao TSE, verifica a procedência da informação e encaminha o caso para a Polícia Federal (PF) ou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para as devidas providências. A PF disponibilizará um painel para o acompanhamento das denúncias.  

Segundo a ministra, as plataformas de internet fecharam um acordo com a Justiça Eleitoral para combater a propagação de fake news durante o período eleitoral. "Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor", afirmou a presidente do TSE. 

 

Edição: Martina Medina