Minas Gerais

PARALIMPÍADAS

Nascido em Minas Gerais, Gabrielzinho conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris

Gabriel já tinha conquistado três medalhas na competição passada

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Gabrielzinho é ouro na natação - Alexandre Schneider / CPB

O mineiro Gabriel Araújo, conhecido como  Gabrielzinho, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Paralimpíadas, nos 100m costas da classe S2 da natação. A vitória veio ainda no primeiro dia de provas. 

Natural de Santa Luzia, Gabriel começou a nadar para disputar os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Ele já tinha conquistado três medalhas na competição passada, em Tóquio. Agora, o atleta sobe ao lugar mais alto do pódio, com quase 3 segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, em uma prova que ele dominou de ponta a ponta. 

Gabriel Araújo foi o único nadador da categoria que fez o nado golfinho, sem o auxílio dos braços. Ele tem focomelia, uma doença congênita que impede a formação típica de braços e pernas.  Gabrielzinho também foi porta-bandeira da delegação, ao lado de Beth Gomes, do atletismo. 

Ao Comitê Paralímpico Brasileiro, o medalhista afirmou: “meu sorriso está sendo levado para todos os cantos do mundo. Eu me senti em casa. A prova foi perfeita. As noites de sono que eu e meu treinador perdemos neste ciclo compensam demais. Tudo o que trabalhei psicologicamente deu certo”.

Edição: Ana Carolina Vasconcelos