Está começando agora o Brasil de Fato MG, com as notícias de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo, sempre por uma perspectiva democrática e popular. Hoje (26), vamos falar de democracia, voto e daqueles que lutaram para que ela voltasse a existir. E também do calor e das queimadas que tomam conta do estado.
Confira nossos destaques:
Pela primeira vez, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entregou diplomas póstumos. A homenagem foi feita a quatro estudantes que foram assassinados pela ditadura militar, enquanto lutavam por um país mais democrático. Todos eles foram vítimas de perseguição e tiveram o futuro interrompido pelo horror que tomou conta do país. Além deles, quatro funcionários da universidade, que também sofreram com a perseguição militar, foram homenageados.
Dentre os direitos que foram retirados pelo regime militar, a escolha da representação política foi um dos principais. A população, por décadas, não teve direito ao voto. Agora, que podemos novamente escolher nossos governantes, você sabe quem pode e quem é obrigado a votar nas eleições de outubro?
E mais que uma obrigação, o voto é um instrumento importante para a construção da cidade que queremos. Quer um exemplo? Belo Horizonte vem sofrendo com o tempo seco e as queimadas. O que os candidatos acham disso? Quais são as propostas para preservação ambiental? De que forma eles pretendem fortalecer os serviços públicos na prevenção e no combate aos incêndios?
E, para além das consequências ambientais a curto prazo, o tempo seco, o calor extremo e a fumaça tóxica causam mudanças ambientais que são prejudiciais a longo prazo, em especial para crianças e adolescentes que ainda estão em período de desenvolvimento.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui :
O Programa Brasil de Fato é veiculado de terça-feira a sexta-feira, ao meio-dia, na rádio Autêntica FM (106,7), a tradicional Rádio Favela.
O programa traz notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular, com uma pauta diversificada: política, economia, esportes, saúde, lazer, cultura, entre outras áreas de interesse do ouvinte.
Além do rádio, o programa também pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, em oito plataformas de podcast, como Spotify. Nos aplicativos para celular, você pode conferir outras produções da Rádio Brasil de Fato em Minas Gerais:
Conteúdo de uso gratuito
Você pode usar qualquer um desses conteúdos na programação da sua rádio, sem custo. É só baixar no link do Spotify ou entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected].
O Brasil de Fato MG também produz áudios para fins particulares, como spots, vinhetas e podcasts. Conheça e faça um orçamento.
Edição: Elis Almeida