Começa agora o programa Brasil de Fato MG, que apresenta uma perspectiva popular sobre os principais acontecimentos de Minas Gerais e do Brasil. Hoje é quinta -feira, dia 10 de outubro e hoje, nós vamos falar sobre chuva, eleições e desemprego.
Choveu em BH! Depois de quase seis meses de espera, a chuva deu as caras na capital na noite de ontem e tem previsão de permanecer, de forma intensa, pelos próximos dias, com riscos de enchentes e alagamentos. Então, todo cuidado é pouco. Vale as recomendações de sempre: em caso de chuvas fortes, evite transitar por áreas sujeitas a alagamento. a defesa civil já está atuando na contenção de possíveis danos que possam ser causados pelas possíveis tempestades que vem por aí.
Outro ponto pra gente se atentar é: não está na hora de tomar banho de chuva. A ideia é tentadora, mas durante a estiagem, poeira, fuligem, fumaça de queimadas e gases tóxicos ficaram suspensos na atmosfera, causando aquela nuvem escura que cobriu o céu de BH. Essas partículas caem com as primeiras chuvas, causando a chamada chuva ácida, que pode causar irritações na pele e agravar problemas respiratórios.
Agora vamos falar de política?:
Para o segundo turno das eleições, o campo progressista de Belo Horizonte declarou apoio a Fuad Noman, do PSD. Ainda que o candidato não seja de esquerda, dentre as duas opções possíveis, Fuad se apresenta como o único comprometido com a democracia, aponta Bela Gonçalves.
Ainda falando das eleições, o Brasil teve 26 candidatos e candidatas transgênero eleitos nesse domingo. O número, apesar de muito significativo, aponta uma redução em comparação a 2020, quando 30 candidaturas trans conseguiram se eleger. Em Belo Horizonte, Juhlia Santos, do PSOL, é uma candidata travesti que vai compor a bancada de esquerda na Câmara.
A escolha de representantes que tenham compromissos reais com o sistema democrático é fundamental para a manutenção do Estado brasileiro. E essa atenção é necessária na hora de escolher todos os cargos representativos, pois ainda que agindo dentro do sistema, políticos descompromissados com a democracia podem causar graves danos. Um exemplo foi a aprovação, na comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, de uma emenda que visa reduzir os poderes do STF, após o ministro Alexandre de Moraes ter atuado contra as tentativas de golpe de estado por parte dos Bolsonaristas.
E a escolha de representantes interfere em todos os setores da nossa vida. O número de empregos formais cresceu e o Brasil tem a menor taxa de desocupação dos últimos 10 anos.
O Programa Brasil de Fato fica por aqui.
: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui :
O Programa Brasil de Fato é veiculado de terça-feira a sexta-feira, ao meio-dia, na rádio Autêntica FM (106,7), a tradicional Rádio Favela.
O programa traz notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular, com uma pauta diversificada: política, economia, esportes, saúde, lazer, cultura, entre outras áreas de interesse do ouvinte.
Além do rádio, o programa também pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, em oito plataformas de podcast, como Spotify. Nos aplicativos para celular, você pode conferir outras produções da Rádio Brasil de Fato em Minas Gerais:
Conteúdo de uso gratuito
Você pode usar qualquer um desses conteúdos na programação da sua rádio, sem custo. É só baixar no link do Spotify ou entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected].
O Brasil de Fato MG também produz áudios para fins particulares, como spots, vinhetas e podcasts. Conheça e faça um orçamento.
Edição: Elis Almeida