Minas Gerais

Coluna

Festa do Avante: evento igual não há

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - redes socais oficias do evento
Festival político cultural gastronômico e esportivo é tradicional na Europa

Nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2024 aconteceu mais uma edição da Festa do Avante. Na oportunidade, pude constatar o quanto, nesse evento, pratica-se a paz e a harmonia entre os povos. Desse modo, o Partido Comunista Português (PCP) abriu, mais uma vez, as portas para esta festa com a qual sonhamos, com alegria, fraternidade e otimismo.

A festa é comemorativa do fim da ditadura em Portugal. Em 25 de abril, comemora-se a liberdade em Portugal, ou seja, o fim da ditadura salazarista. Cuja derrota ocorreu em 25 de abril de 1974, há 50 anos. A primeira festa do Avante foi realizada em 1976, há 48 anos, pelo Partido Comunista Português (PCP). O evento foi construído, desde sempre, com o trabalho de muitos. Nesse contexto, todos são queridos e valorizados. Trata-se de um espaço com música, gastronomia, teatro, cinema, esporte, política, solidariedade e muita paz.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A Festa do Avante, organizada pelo PCP, é amplamente conhecida como a maior iniciativa político-cultural que se realiza em Portugal, sempre em setembro. Na oportunidade, os participantes desfrutam de várias atrações, entre elas: música, teatro, cinema, além das interações entre camaradas do mundo inteiro, a fluírem e confluírem livremente em um único espaço. Isso não é visto em nenhum outro país.

Esse encontro da liberdade, conquistada há 50 anos, materializa-se em alegria, vivida além dos limites físicos da festa.

Na oportunidade, conversei com camaradas do mundo todo, participei de debates, da música e do folclore de muitas regiões de Portugal.

A cada ano, os camaradas portugueses trabalham com entusiasmo, para que seja oferecido a alegria e a liberdade a cada um dos seus visitantes. O camarada que puder não deve deixar de conhecer.

As tendas do PCdoB e do PT fizeram-se presentes nessa grande Festa da Liberdade. Pois, festa como esta não há!

A festa de 2025 me aguarda!

Antonio Manoel Mendonça de Araujo é professor de Economia e Políticas Públicas, conselheiro do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (SINDECON/MG) e do Conselho Municipal de Saúde

-----

Leia outros artigos de Antonio Manoel Mendonça Araujo em sua coluna no Brasil de Fato MG

----

Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.

Edição: Elis Almeida