Minas Gerais

PROGRAMA MG

Rádio | Conheça os vereadores da bancada progressista em Belo Horizonte: Iza Lourença (PSOL), Pedro Rousseff (PT) e Wagner Ferreira (PV)

Ouça mais: 2024 já soma 24 assassinatos por causa política, 10 deles nas eleições

Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Foto: Luiz Santana - Foto: Luiz Santana/ALMG

Começa agora o programa Brasil de Fato MG, que apresenta uma perspectiva popular sobre os principais acontecimentos de Minas Gerais e do Brasil. Hoje é terça-feira, 15  de outubro.

Bora falar sobre as eleições que continuam em BH? Inclusive, você sabe quem foram os candidatos eleitos pelo campo progressista? Eu te conto depois da vinheta. 

Belo Horizonte já tem definidos quais representantes ocuparão as 41 cadeiras da Câmara de Vereadores. A partir do próximo ano, a bancada de esquerda - composta por PT, PV, PCdoB e PSOL - contará com NOVE representantes. Você já sabe quem são eles?

O Brasil de Fato MG preparou uma série para apresentar os vereadores e vereadoras da bancada progressista que vão te representar pelos próximos quatro anos. A cada dia, apresentaremos 3 dos vereadores que vão te representar na próxima legislatura. 

Lembrando que para acompanhar a atuação de todos os vereadores, é só acessar cmbh.mg.gov.br. Aqui no Brasil de Fato nós também seguimos de olho na atuação de todos os vereadores de BH. 

: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui :

Por falar em eleição, a escolha dos candidatos no segundo turno é essencial, fique atento ao discurso dos candidatos e o que esses discursos promovem. Nos últimos anos, o discurso de ódio promovido pela extrema direita causou uma escalada na violência política. Só neste ano, 518 casos de violência política já foram registrados, ou seja, uma média de mais de um crime político por dia, com 24 assassinatos. 

Nas eleições deste ano, o número de vereadores autodeclarados negros, compreendendo o grupo de pretos e pardos, cresceu e chegou a cerca de 45% dos eleitos. Porém, o número pode não representar a realidade já que muitos candidatos mentem na autodeclaração para que possam receber mais recursos. Existe uma regra que faz com que seja obrigatória a distribuição de 30% do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral para candidaturas negras. Nas últimas eleições, esse valor era de 50%. 

Essa semana, em todo o país, acontece a semana de Prevenção da Violência na Primeira Infância. Com diversas atividades, um dos principais focos é a identificação dos sinais que uma criança emite ao ser vítima de violência. 

O programa Brasil de Fato MG fica por aqui. Até Amanhã!

O Programa Brasil de Fato é veiculado de terça-feira a sexta-feira, ao meio-dia, na rádio Autêntica FM (106,7), a tradicional Rádio Favela.

O programa traz notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular, com uma pauta diversificada: política, economia, esportes, saúde, lazer, cultura, entre outras áreas de interesse do ouvinte.

Além do rádio, o programa também pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, em oito plataformas de podcast, como Spotify. Nos aplicativos para celular, você pode conferir outras produções da Rádio Brasil de Fato em Minas Gerais: 

Conteúdo de uso gratuito

Você pode usar qualquer um desses conteúdos na programação da sua rádio, sem custo. É só baixar no link do Spotify ou entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected].

O Brasil de Fato MG também produz áudios para fins particulares, como spots, vinhetas e podcasts. Conheça e faça um orçamento.


 

Edição: Elis Almeida