Minas Gerais

MEIO AMBIENTE

Em BH, entorno da Mata do Jardim América recebe plantio coletivo de árvores neste sábado (2)

Ação comemora a desapropriação da área, que era ameaçada por interesses de empreendimentos imobiliários

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Reprodução - Amadeu Barbosa

Após mais de 150 dias sem chuvas e de uma crise climática evidente, o Movimento SOS Mata do Jardim América organiza um plantio de árvores coletivo na Avenida Barão Homem de Melo, próximo à Mata do Jardim América, em Belo Horizonte. 

A ação acontece neste sábado (02), em comemoração ao Decreto de Desapropriação da mata, publicado no dia 5 de junho deste ano, transformando o local em território ecológico e aberto à população. 

:: Leia mais: Após mobilização social, PBH assina decreto que transforma Mata do Jardim América em espaço público ::

A mata

A mata possui 21 mil metros quadrados e é um dos últimos territórios com área verde na capital mineira, no entanto, até o decreto deste ano, a área era constantemente ameaçada por interesses de empreendimentos imobiliários. 

Por essas razões, cinco vereadores de Belo Horizonte — Bruno Pedralva (PT), Cida Falabella (PSOL), Iza Lourença (PSOL), Pedro Patrus (PT) e Wagner Ferreira (PV) — assinaram o Projeto de Lei (PL) 684/2023, que garante proteção à Mata do Jardim América e reconhece o valor comunitário, cultural, ecológico e paisagístico do território. 

O plantio

O ponto de encontro do plantio será na rua Daniel de Carvalho, número 2234, no bairro Nova Granada, às 8h30. Serão plantadas cerca de 54 mudas no entorno do parque.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

As espécies escolhidas, segundo informações da prefeitura, são: escumilha-resedá, ipê-tabaco, calistemon, acácia-chuva-de-ouro, escumilha-africana, magnólia, aroeira-salsa, aroeira-mansa, ipê-branco, quaresmeira, manacá-da-serra, pau-ferro, sibipiruna, pau-mulato, mulungu, ipê-amarelo, ipê-roxo, jacarandá-caroba, jacarandá-mimoso, mirindiba, oiti, pau-brasil e pau-formiga. 

Para obter mais informações, acesse o instagram do movimento, clicando neste link

Edição: Ana Carolina Vasconcelos