Em meio a um cenário de retrocessos sociais e desafios para a esquerda, o Fórum Político Inter-Religioso de Belo Horizonte realiza, neste sábado (2), uma plenária com o tema “Perspectivas de luta e os rumos dos movimentos sociais a partir das eleições de 2024”.
O encontro, que tem início às 9h, contará com a presença de José Genoino, ex-deputado federal e figura histórica da política brasileira, que compartilhará sua experiência e discutirá as habilidades e lutas dos movimentos sociais no país.
Maria Angela de Amorim, coordenadora do fórum, destaca a importância do evento para um diálogo aberto sobre o papel da esquerda, especialmente no contexto pós-eleitoral de Belo Horizonte.
“O fórum entende que é necessário conversar bastante neste momento, pois há angústias e insatisfações sobre os rumos da esquerda. Por isso, chamamos Genoino para enriquecer esse debate”, afirma.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Segundo ela, temas centrais, como a organização dos movimentos sociais, o combate às políticas conservadoras e a preservação da democracia, terão foco nas discussões.
O Fórum Político Inter-Religioso completa 30 anos em 2024 como um espaço de resistência, compromisso com a justiça social e diálogo inter-religioso. Fundado em 1994, ele nasceu de uma necessidade de articulação entre fé e política em tempos de mudanças sociais e continua lutando pela democracia, contra a exclusão social e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Neste ano, o Fórum também enfatizou a importância de envolver as novas gerações nas lutas sociais e na defesa dos direitos.
Serviço
Evento : Plenária do Fórum Político Inter-Religioso de BH
Data : 2 de novembro, sábado, às 9h
Local : SINDIELETRO - Rua Mucuri, 271, Floresta, Belo Horizonte/MG
Edição: Ana Carolina Vasconcelos