Minas Gerais

DESENVOLVIMENTO

Sob a gestão de Marília Campos (PT), Contagem lidera geração de empregos em MG

Com 5.108 novas vagas formais, cidade superou Belo Horizonte e figura entre as líderes do sudeste, atrás de SP e do RJ

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Reprodução - Luiz Santana/ALMG

O município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é destaque entre os principais polos de emprego em Minas Gerais. A cidade ocupou o 1º lugar na geração de ocupações formais em setembro, com 5.108 novas vagas.

Esse resultado representa quase um terço do total de empregos gerados no estado, superando Belo Horizonte, que registrou 4.712 novas contratações, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em nota, o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Contagem René Vilela disse que os projetos operados na cidade contribuem para o resultado positivo. 

“Outros projetos de médio e grande porte, atraídos para o município, já se encontram em fase de obras e implantação. Acredito que quando iniciarem suas operações, a partir de 2025, eles criarão um movimento expressivo de novos empregos e aquecerão ainda mais as cadeias produtivas locais, fortalecendo as empresas já existentes e motivando a abertura de outras novas”, destacou.  

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Além disso, o município conquistou o 3º melhor resultado entre as cidades da Região Sudeste, ficando atrás apenas das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

No acumulado de 2024, Contagem já alcançou um recorde inédito de 14.428 empregos formais. De janeiro de 2021 a setembro de 2024, o saldo totalizou 40.613 novas vagas. 

A prefeitura implementou uma política de incentivo que já atraiu R$ 10,5 bilhões em investimentos privados, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon).

Edição: Ana Carolina Vasconcelos