“Precisamos construir a memória coletiva do Brasil para não passar a mão por cima, para não deixar o que aconteceu ser esquecido e para que possamos nos instrumentalizar para mudar o futuro, de modo que não precisemos estar aqui, daqui a 100 anos, falando sobre como o Brasil ainda é um país com cultura de impunidade”.
A frase acima é de Daniela Arbex, jornalista multipremiada pela escrita de livros que ajudam a contar diversas histórias de injustiça no Brasil. Em entrevista ao Brasil de Fato MG, a escritora refletiu sobre os seis anos desde o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.
O crime da mineradora Vale foi tema do seu livro “Arrastados”, lançado em 2022. Na publicação, Arbex humaniza os números, ou seja, as 272 pessoas mortas na tragédia e as diversas famílias e pessoas atingidas por consequência da injustiça. Confira a entrevista completa.
O Programa Brasil de Fato é veiculado de terça-feira a sexta-feira, ao meio-dia, na rádio Autêntica FM (106,7), a tradicional Rádio Favela.
O programa traz notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular, com uma pauta diversificada: política, economia, esportes, saúde, lazer, cultura, entre outras áreas de interesse do ouvinte.
Além do rádio, o programa também pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, em oito plataformas de podcast, como Spotify. Nos aplicativos para celular, você pode conferir outras produções da Rádio Brasil de Fato em Minas Gerais:
Conteúdo de uso gratuito
Você pode usar qualquer um desses conteúdos na programação da sua rádio, sem custo. É só baixar no link do Spotify ou entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected].
O Brasil de Fato MG também produz áudios para fins particulares, como spots, vinhetas e podcasts. Conheça e faça um orçamento.
Edição: Elis Almeida