Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Saiba como assinar o manifesto pela volta do trem de passageiros na RMBH

Coletivo organiza abaixo-assinado; modalidade de transporte é eficiente, rápida e confortável

Belo Horizonte (MG) |
O trem tem potencial de tornar a mobilidade mais eficiente, rápida e confortável, reduzindo a demanda por meios de transporte individual e baseados em combustíveis fósseis. - Foto: Luiz Santana/ALMG

Desde o fim do ano passado, o Movimento Pela Volta do Trem de Passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vem se mobilizando, em diversas ações, a fim de pressionar o poder público. Agora, o coletivo tem recolhido assinaturas, em diversas cidades da RMBH, para um abaixo-assinado pela volta do meio de transporte. 

A iniciativa é contra a renovação antecipada da concessão das linhas de trem com a VLI Multimodal S. A., atual administradora. Segundo o movimento, a empresa não cumpre, há anos, as exigências da concessão, entre elas a circulação do trem de passageiros, que ligava toda a região, e a manutenção da linha como a recebeu. Hoje, mais de 4 mil km de linha não estão em condições de funcionar. 

:: Leia também: Moradores pedem a volta dos trens de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte ::

Além disso, a ação defende o modal ferroviário como uma importante alternativa para o transporte coletivo da região. O trem tem potencial de tornar a mobilidade mais eficiente, rápida e confortável, reduzindo a demanda por meios de transporte individual e baseados em combustíveis fósseis. 

No fim do ano passado, o movimento lançou o “Manifesto pela Volta do Trem na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”. O documento indica que a retomada do serviço atenderia “pelo menos 20 cidades da RMBH”.

“Além de outras grandes cidades do interior, como Divinópolis, Pará de Minas, Sete Lagoas, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete. A volta do trem permitirá a interligação entre a região Central do estado e outros importantes pólos e cidades de Minas Gerais”, explica o texto.

O manifesto destaca ainda que Belo Horizonte tem uma malha ferroviária que supera a soma dos trilhos disponíveis nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Como assinar o abaixo-assinado 

O abaixo-assinado está disponível para assinatura em diversos pontos das cidades da RMBH. É possível saber mais informações e tirar dúvidas pelas redes sociais do movimento, clicando aqui.

Confira os locais de assinatura:

Belo Horizonte 

Helô Vestuário Calçados Ltda. Avenida Contagem, 2154, Bairro Santa Inês - BH.

Loja ARCA AMASERRA. Rua Alagoas 1314 - lojas 32a e 34a, Shopping 5ª Avenida, Savassi - BH.

Segunda a sexta, de 10h às 16h / Sábado, de 10h às 14h.

Juatuba

Associação Comunitária do Bairro Satélite (Ascotelite). Rua Bernardo Mascarenhas, 66, Bairro Satélite, Juatuba - MG.

Segunda, quarta e sexta, de 13h às 16h.

Sabará

D'BIKE MOTOS. Rua Vila Nova, 72, Alvorada de Baixo, Sabará - MG.

Sarzedo

SARZEDO MALL. Rua Joaquim Luiz Gomes, 57, Centro, Sarzedo - MG.

Santa Luzia 

Câmara Municipal. Gabinete 04 - Mandato Coletivo Luzias, Rua Direita, 750, Centro, Santa Luzia - MG.


 

Edição: Ana Carolina Vasconcelos